VANS: Uma nova identidade visual
Estudo de caso para desenvolver logotipo para a marca Vans
O desafio
Após um briefing de projeto, minha professora me desafiou a criar uma nova identidade visual para a VANS, que poderia ser composta apenas por um LOGOTIPO ou LOGOTIPO+SÍMBOLO e que deveria obrigatoriamente possuir o mesmo nome da marca (VANS), o mesmo público-alvo e as mesmas estratégias empresariais.
Contexto histórico
Surge na cidade de Anaheim na Califórnia durante a década de 60, administrada pelos irmãos Paul & Jim Van Doren e mais dois sócios. O que no início era apenas uma loja para a venda de sapatos para a prática do skate, com preços acessíveis, materiais simples e uma linha de produção artesanal, os tênis da marca então conhecida como VAN DOREN RUBBER COMPANY logo se tornaram referência de estilo e identidade urbana entre skatistas.
A vulcanização das solas, juntamente com a estabilidade mecânica e resistência presente nos sapatos foi um ponto crucial para que a mercadoria fosse cada vez mais difundida dentro da cultura do skateboard, que com extrema simpatia pela marca, a apelidou de VAN’S. Após alguns anos, por seu sucesso verbal e comunicativo, o nome VAN’S foi oficializado, mas, eventualmente, perdeu seu apóstrofo, deixando a empresa visualmente conhecida como VANS.
Ao que de início era um produto voltado para um público extremamente específico, em questão de pouco tempo conquistou a fidelidade de diversos outros tipos de usuários. Ciclistas de BMX, surfistas, punks, roqueiros e, até mesmo por conta de um contexto de crise, jogadores dos mais diversos esportes como beisebol, basquete, luta livre e futebol americano estavam adquirindo os calçados da VANS de maneira voraz, impulsionando a competição entre a marca e grandes empresas corporativas esportivas.
Os anos se passaram, a empresa evoluiu e cresceu na medida em que a demanda por seus produtos se fazia mais necessária. Houveram alterações no estilo e formato dos tênis, tanto para gerar mais segurança e conforto como para expandir os nichos de grupos representados. A adição da frase “OFF THE WALL” na logotipo, expressando a quebra de padrões sociais do público skatista e sua respectiva presença marcante dentro de uma marca. E, além disso, no final dos anos 70, a VANS possuía mais de 70 lojas espalhadas pelo mundo todo. O sucesso foi evidente.
Com tamanha visibilidade e expansão, a VANS começou a realizar investimentos em outros setores do mercado para obter mais reconhecimento de seus clientes, tais como: criar e patrocinar eventos musicais e esportivos; abertura de pistas e espaços para o público skatista; patrocínio de atletas olímpicos; produção de documentários sobre a marca; contrato com emissoras para transmissão de seus eventos; compra de ações em festivais; tours; e em linhas inovadoras de tênis e sapatos com possibilidade de customização de acordo com os gostos de seus clientes.
Hoje, vemos o prestígio da empresa ao ter criado uma marca que representa com extrema integridade e lealdade a cultura jovial do skateboarding. Quebrando padrões, passando por dificuldades, realizando investimentos e retornos para seus clientes, prezando pelos benefícios entregues e difundidos e, acima de tudo, sendo fiel aos valores que preza em termos de qualidade, usabilidade e acessibilidade para seus usuários.
Painel semântico
Com o intuito de representar a essência e o estilo da VANS, criei um painel com imagens que poderiam me ajudar a desenvolver estrategicamente uma nova identidade visual para a marca.
Benchmarking
Ao realizar um estudo de mercado, consegui observar que existem 2 tipos de marcas que concorrem pela preferência do público skatista juntamente com a VANS.
Concorrentes diretos: Ofertam produtos similares e são totalmente voltadas para skateboarding;
Concorrentes indiretos: Ofertam produtos para skatistas, porém, não possuem foco em calçados ou são desdobramentos de linhas de marcas famosas com diversas ramificações no mercado.
Pesquisas
De acordo com uma pesquisa realizada pela Data Folha (2015), o público skatista brasileiro se identifica:
Persona
Após observar os resultados das pesquisas quantitativas, consegui desenvolver uma persona que representasse de maneira geral o perfil de um skatista no Brasil.
Painel semântico do Público-Alvo
Identificando melhor a persona que havia desenvolvido, busquei uma série de atributos visuais que poderiam representar seu contexto de vida atual, características pessoais, gostos e muito mais.
Brainstorming de Palavras
Para liberar ainda mais meu processo criativo, realizei um Brainstorming de palavras a fim de expandir meus conhecimentos sobre a identidade da marca para o público e desfazer pré-conceitos limitantes.
Conceito
Após realizar pesquisas e estudos, consegui alinhar quais seriam os valores e posicionamentos alcançados pela VANS através de seu conceito. Desta maneira, permitiria um melhor entendimento sobre o projeto para a equipe, os clientes e os usuários do produto.
A essência a ser comunicada pela nova identidade visual se baseava na
Liberdade de expressão na cultura de seus clientes.
Além da disruptiva frase “off the wall” e das cores vermelha e preta, o uso de tipografias estilizadas de acordo com influências visuais urbanas (grafites, pixações, letreiros), juntamente com inspirações nos rolamentos de skates e na velocidade adquirida por seus usuários, comunicam o legado da marca e o acompanhamento da história de seu público, fazendo com que a empresa ande lado a lado com seus clientes os permitindo manifestar suas identidades sem medo do julgamento social.
Geração de Alternativas
Finalmente, através de sketches, consegui desenvolver novas identidades visuais para a VANS que manifestassem o conceito e benefício da marca.
Para a criação, me inspirei em grafites, letreiros iluminados, rolamentos de skate, velocidade e ,principalmente, urbanização.
Considerações finais
Gostei muito do rumo do projeto e estou muito orgulhosa com o resultado. Aprendi muito sobre processo de criação, pesquisas, desenvolvimento de painéis e fico feliz em expor que consegui desenvolver novas habilidades dentro de minha carreira como designer, isso me motiva muito a continuar e a crescer dentro do ramo.
(confesso que desenhar não é o melhor dos meus dons artísticos hahaha, mas fico muito feliz que consegui passar minhas ideias para o papel) #pencilsbeforepixels
Obrigada por chegar até aqui :)